10 Finanças #5: Investimentos e sua real importância num relacionamento

Erram aqueles que acham que o objetivo do investimento é plena e unicamente tornar-se rico... ok, riqueza se dá por investimentos inteligentes, esforço, empenho ou sorte (para os felizardos que por meio da graça de ter nascido em um bom "berço de ouro" ou ganham na mega-sena, big brother e etc...)
O investimento dentro de um relacionamento tem que ter objetivos maduros, vão além do sonho de querer ser rico como toda criança sonha em ser, o investimento de um casal tem que prezar pela qualidade de vida futura, uma possível aquisição de bens, verba extra para possíveis imprevistos dentre outros pontos importantes e que merecem atenção.
Como falei nos demais posts sobre finanças que postamos, o planejamento financeiro é de suma importância no relacionamento pois muitas discussões tem o tema dinheiro como desencadeador de brigas e desentendimentos constantes.
Hoje não falarei sobre meios de investir (continuarei posteriormente, mas quem quiser pode conferir o post sobre Como investir em CDBsPrevidência Privada e Investindo na Poupança), falarei do quão é importante para um casal ter aplicações que lhe tragam rentabilidade.
Antes de começar a pensar em como garantir estabilidade financeira se faz necessário uma reflexão sobre o que é considerado uma vida financeiramente estável e tal definição deve ser feita em conjunto: ou seja, o casal precisa estipular um valor que lhe garantirá uma vida financeiramente tranquila no futuro. Mas como fazer isso?
Primeiramente é preciso se atentar ao gasto mensal do casal, saber certinho quanto é necessário para se ter a vida que vocês como casal consideram "boa" não preocupando-se apenas com as contas que precisam pagar! Mas levando em conta a qualidade de vida que envolve sair para jantar, viajar, passeios e etc.

Uma vida financeira problemática e cheia de dívidas é resultado de maus investimentos, contas assumidas que não convinham em determinado momento, um padrão de vida elevado para a renda do casal dentre outras escolhas erradas. Refletir sobre a renda, orçamentos, investimentos e planejamento financeiro infelizmente é um assunto pouco tratado no relacionamento e é um pé no caminho das brigas sobre gastos e controles.
O planejamento financeiro está além de garantir que o casal não fique "quebrado" financeiramente, ele na verdade serve para manter uma vida financeiramente estável no futuro. E para conseguir isso não há nenhum segredo de economistas PHDs no assunto. Você também pode se planejar e investir em prol de uma vida financeiramente estável no futuro!
Então aqui vão algumas dicas:
- É primordial o casal saber quanto cada um ganha;
- Preferencialmente tenham uma conta conjunta;
- Gastem menos do que ganham (isso é essencial);
- Guardem e invistam um percentual considerável da renda de vocês;
- Sejam atentos aos gastos;
- Evitem fazerem contas e dívidas, prefiram pagar à vista;
- Não tenham gastos supérfluos e desnecessários.

Se atentando ao dinheiro de vocês tenho certeza que conseguirão não só realizarem investimentos inteligentes, mas também garantirem uma vida financeiramente estável para aproveitarem quando estiverem mais velhinhos!

É isso povo!!!
Espero ter aberto um pouco mais a cabeça de vocês sobre o assunto! Logo mais voltamos com meios de investir!

Beijos no coração de vocês!

Ícara

10 comentários:

  1. Caramba! Amei o post!!! É bem o que estou fazendo com o maridão. Estamos na fase de ver o quanto gastamos para poder saber quanto e aonde investir. Vou ler todos os outros posts desta série. ötima dica!
    bju

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fique a vontade para ler Thais! É mega importante isso que vcs estão fazendo, sem sentar e conversar/analisar não tem como estimar um investimento assertivo né!

      Beijos flor e leia sim!!!

      Excluir
  2. O pensamento de acumulo de riqueza é sempre importante estabelecer desde o início. Essa máxima de "ah dá para eu pagar a parcela por mês" é complicada!

    Muito bom o post, parabéns!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente Marcelo, acho que nós brasileiros temos uma cultura muito errônea sobre nossos gastos, ai ficamos acumulando dívidas ao invés de acumular dinheiro...

      Beijos!

      Excluir
  3. Adorei o post, é super importante falar de finanças e é um aprendizado para o casal né! E complica ainda mais com os gastos do casamento, tem que se planejar e controlar mesmo!!
    Bjs =^.^=

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Pri, sem sentar para falar dos gastos não tem como planejar nada!
      =D

      Beijos

      Excluir
  4. Ótimas dicas, eu e o noivo seguimos isso e dá super certo, conseguimos comprar nosso apê e aos poucos vamos comprando itens que sempre sonhamos em ter, além da fundação da nossa empresa ^^


    Bjss

    Blog: Vida de Noiva

    Produtos de Casamento/Noivado/Chás: Veja Aqui

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso ae Bru, ótimo exemplo o de vcs, sem planejamento não tem como fazer bem feito tudo isso né!!!
      Parabéns pela conquista de vcs!

      Beijos flor

      Excluir
  5. Amo os post que vcs fazem sobre finacias. Aprendo muito
    beijos
    MARCIA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai que bom!!!
      É por isso que vamos continuar!!
      =D

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Noivos em Apuros © Copyright 2012.|TODOS DIREITOS RESERVADOS| Feito porLaysa layout.