Inicio Quem somos Contato Check List Selinhos Sorteios Alheios Noivos em apuros Image Map

23 Finanças # 1 - porque planejamento financeiro é muito importante

Olá pessoinhas do meu coração!
Hoje vamos falar de um assunto mega importante: FINANÇAS. É fato que todos que pretendem se casar precisam fazer um planejamento financeiro - até aqueles que dispõem da graça financeira ou da ajuda dos pais na minha visão devem sim colocar os gastos no papel. Mas muitas vezes pecamos nesse quesito, sabem por que? Porque muitas vezes nos preocupamos somente em planilhar gastos e fazer orçamentos e esquecemos que devemos também reservar um dinheiro extra para possíveis imprevistos - pois sabemos que temos que ser precavidos!
Hoje vou falar então em como planejar uma poupança! Sim, eu gosto de dinheiro e por isso tento planejar e guardar, nesse contexto atual da minha vida está meio complicado conseguir fazer isso (visto que temos gastos com mensalidades do carro, apartamento, buffet e demais fornecedores do casamento e eu estou desempregada... gente, orem por mim! Preciso de um emprego estável... freelancer não vai arcar com os gastos... vocês me ajudam?), voltando ao assunto: Poupar não só para casar, mas para vida a dois pós casamento, casa e etc.
Por isso, vamos ver como, onde e opções para guardarmos o dinheiro e fazê-lo render! Começando pela Poupança.
Ressalto que o rendimento da poupança não é tão atraente aos olhos, principalmente no ínicio onde temos pouco dinheiro na conta mas o seu retorno é certo e líquido!
Os juros acrescidos são de 0,5% é pouco pensando que existem aplicações que possuem juros melhores, porém para iniciar é um ótimo passo, principalmente para quem não tem muito conhecimento sobre aplicações, mas eu prometo falar mais sobre as demais opções nos futuros posts! Se vocês quiserem faço uma série atrelada a finanças.

Passo 1:
Para quem tem certeza que está com a pessoa certa não vejo o porque de não juntar as poupanças e fazer uma poupança conjunta, onde ambos colocam o $ que sobra. Sim, se vocês querem ser um tem que ser um em tudo, banco, casa e etc... A poupança é uma ótima opção para quem ainda não entende muito de aplicações financeiras, rentabilidade, juros e etc. Ela é simples e não tem limite mínino de depósito. Você pode tanto fazer no banco que vocês já são clientes - para aqueles que são clientes a muito tempo tem até uns benefícios a mais e os juros podem ser melhores! Ou optar por um Banco atrelado a Federação - que não corre o risco de quebrar, a não ser que o nosso país quebre o que eu acho difícil pois mesmo sendo ainda um país de terceiro mundo o Brasil é muito cogitado por indústrias multinacionais além de ter bons faturamentos com exportação de alimento... - vocês podem optar pelos bancos como Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal (que é onde nós temos!). Aprendam que: DINHEIRO NO BANCO VALE MUITO MAIS DO QUE O QUE VOCÊ GUARDA EM CASA NO COFRINHO... OS JUROS O FARÃO CRESCER!! E por mais que possa acontecer do Brasil quebrar a poupança garante o retorno de R$ 70.000,00 em cada cardeneta de poupança, ou seja: caso tenham mais de R$ 70.000,00 em uma poupança compensa mais você ter uma em outro banco do que correr o risco de perdê-la numa crise (eu ainda não tenho esse valor, estou bem longe a propósito!!! rsrsrs)
Ok, fizeram a sua poupança? Vamos ao passo 2:

Passo 2:
Estipule um valor mensal para depositar na poupança e comprometa-se a honrá-lo, não é porque trata-se de uma "dívida sua para você mesmo" e não para os outros que por qualquer motivo vai deixar de depositar... Ok, concordo que existem imprevistos, momentos que não temos como não usar o dinheiro que temos em mãos, mas não deixe de guardar para gastar o dinheiro com coisas que não sejam essenciais, lembrem-se que guardar dinheiro é algo fundamental para qualquer relacionamento visto que problemas financeiros são uns dos motivos que mais geram dicussão na vida a dois - quem aí nunca viu os pais discutirem sobre isso?
Eu aconselho a guardar um valor em torno de 10% a 20% do que ganham, lógico que não deve-se estipular um valor que vai abalar a vida social de vocês, acho sim que todo o casal precisa sair, curtir um cinema, um jantarzinho e etc, continuem fazendo isso, são essas coisas que mantém um relacionamento agradável também (além dos carinhos, conversas e etc.) mas tentem não estrapolar nesses roles. O certo é estipular um valor que não comprometa os gastos com dívidas fixas nem que deixe o relacionamento sem sal nem açucar, caso não dê para guardar 10%, guarde 8% mas guarde!

Passo 3:
Conheça as funcionalidades/especificidades e demais informações da sua poupança, é de suma importância entender as vantagens e desvantagens, e eu como sou amiga de vocês já vou adiantar algumas coisas:
Vantagens: 
  • ela tem pouco impacto nas crises mundiais, como disse lá em cima fica garantido teu $;
  • é um investimento seguro e fácil (para abrir uma poupança você vai precisar do CPF, RG e comprovante de endereço apenas!);
  • o resgate é fácil, é só sacar;
  • ela é isenta de taxas - taxa de administração e imposto de renda;
  • não há aplicação mínima, você pode depositar o quanto quiser por mês.


Desvantagens:
  • o rendimento não é tão atrativo assim... 0,5%;
  • como tem facilidade de resgate ficamos mais tentados a sacar;
  • não tem incentivo fiscal, você fiscaliza ok!;
  • não tem correção antes de completar 1 mês, ou seja, para que renda os 0,5% tem que completar 1 mês certinho.

Você pode simular a rentabilidade CLICANDO AQUI, é bom para você ter uma ideia e visão macro do que falei e dá para prever quanto você terá de saldo se começar a poupar de acordo com os anos, drá para ver quanto você guardou e o quanto ele rendeu! AQUI vocês encontram as tabelas de tarifas da poupança pela Caixa.
Sobre poupança é isso gente, é um bom caminho para quem quer começar a ser um investidor e poupador!
Para quem quer saber mais aconselho a fazer um curso de finanças, eu fiz, tem coisa qeu para mim é complicado entender (sou psicóloga e não economista!!! rsrsrs) mas tem coisas que são simples e poodem ser sim gerenciadas e feitas por quem não tem tanto know how do assunto - assim como eu!
Próximos posts eu ou o Thi falamos mais de outros investimentos: Prividência Privada, Tesouro direto e etc, nós fizemos o curso juntos e aproveito e deixo outra dica para vocês: Vejam assuntos atrelados a dinheiro juntos!

e o post está gigante!!!!!

E SE VC CHEGOU ATÉ AQUI NÃO DEIXE DE PARTICIPAR DO SORTEIO DA E-SESSION! CLIQUE AQUI E PARTICIPE

23 comentários:

  1. Adorei as dicas!

    Eu tenho uma poupança que comecei deste os 18 anos de idade e agora tenho uma boa graninha lá, mas continuo investindo para comprar o futuro lar e planejar o casamento com mais tranquilidade no futuro né?

    Beijos e obrigada pela visita lá no blog viu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que vc gostou Pri, e vc está certíssima em guardar $ para comprar a casinha de vcs que é bem melhor que financiar tudo!

      Beijos

      Excluir
  2. Ícara, esse tipo de dica é sempre muito importante, muitas noivinhas sem experiencia, como eu, acabam pagando fornecedores sem se planejar e aí depois é só dor de cabeça :(..
    Sobre o emprego,pode deixar que oro por você sim, quando comecei o blog, tb estava desempregada e sei exatamente como você se sente.

    Bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rubya! Mega obrigada por nos ajudar em orações!
      =D

      Eu acho importante mesmo o planejamento para não nos estressarmos depois com falta de $ e dívidas gigantescas!

      Beijos

      Excluir
  3. Li o texto todo, e que grandeza de informação... Parabéns pela abordagem. Ótima dica de fazer o curso juntos. Rapidinho vc vai arrumar um emprego, vc vai ver...Deus é fiel.

    Beijos linda, e obrigada pelo carinho de sempre.

    Blog: umamorentreasminasgerais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou! Fic feliz em saber que consigo ajudar um pouquinho, e faz o curso sim Elaine, é super bom!

      Beijos

      Excluir
  4. Financeiro é a base de tudo na vida do casal organizando casamento...cada centavo vale ouro rsrs

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi flor adorei seu blog e já estou seguindo ;*
    Adorei a dica sobre finanças é realmente o ponto fraco de muita gente!
    mas valeu pela dica
    bjos ;*

    ResponderExcluir
  6. Nossa Icaraa super valiosas essas informações! Continue c=sim com os posts sobre as outras formas de investimento.. eu e o noivo ja temos uma poupança (na verdade esta so no meu nome pq eu ja tinha a conta e ficamos com preguiça de abrir uma nova, mas nos dois usamos) e estamos poupando para reformar e montar a casa e para o casamento... mas pretendemos continuar poupando para o resto da vida... é necessário! E eu sempre quis saber mais sobre as outras formas de investimento... ja procurei um pouco na internet, mas sempre achei complicado.. e seu post ficou tão tranquilo de entender!! Continue.. continue .. continue.. que eu estarei aqui esperando!!

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Bruna, pode deixar que vamos falar mais vezes sobre finanças aqui.
      Ah, vcs nem precisam abrir uma nova, dá para inserir o nome do seu noivo na sua com muita facilidade, foi assim que eu e o Thi fizemos, pois aí ambos podem mexer na conta!
      E temos que poupar para sempre sim! Eu e o Thi também pensamos assim!

      Beijos

      Excluir
  7. Meu noivo e eu já temos nossa poupança, antes mesmo de pensarmos em se casar. Eu sempre economizei. Um amigo que me deu esta dica. Parabéns pelo post, vai ajudar muita gente.

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu e o Thi tbm, começamos a namorar e depois de um tempo já juntamos a poupança!
      É uma das melhores coisas a fazer!

      Beijos

      Excluir
  8. Super importante se preocupar com as finanças!!! Adorei o post, bjs

    ResponderExcluir
  9. Trabalho com locação de mesas, aparadores, carrinho de chá e lindas bandejas torneadas e rendadas e acessórios para cenário provence

    Monto a decoração da mesa de doces com um acervo todo branco formado por peças recortadas em delicadas rendas.
    Meu preço é justo e tem dedicação e envolvimento no serviço que ofereço. Convido-a a conhecer meu blog http://artesanatocolorindoavida.blogspot.com.br/ e se possível , me indique as suas leitoras.

    ResponderExcluir
  10. Adorei!
    Eu tenho minha poupancinha rs, to deixando o dindin lá pra se caso precisar tb

    Bjus

    Taty

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É assim que a poupancinha vai virando poupançona!!!
      rsrsrs

      Beijos

      Excluir
  11. Olha nós até temos poupança, eu tenho uma transferência automática da conta corrente pra poupança... porém, devido a um mal planejamento na fase inicial dos preparativos pro casamento, todo mÊs acabamos tendo q sacar de novo o dinheiro da poupança... rs

    Adorei as dicas.

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oha que legal Fe! Essa transferência automática é super boa, é complicado mesmo no início dos preparativos e até mesmo no final, tudo é bem caro e nós também usamos nossas reservas mais de uma vez, faz parte, mas o segredo é não desistir de poupar!

      Beijos

      Excluir
  12. Eu gostei muito do post... bem esclarecedor...
    Eu sempre poupei algum dinheirinho mas nunca cheguei a ter muito... pois sempre que surge alguma urgência recorro a ele rs
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas é para isso que ele serve né, para as urgências, guardar $ já é um grande começo!

      Beijos Cris

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Noivos em Apuros © Copyright 2012.|TODOS DIREITOS RESERVADOS| Feito porLaysa layout.